terça-feira, 14 de março de 2017

O Carcereiro e a Salvação

"Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvos, tu e tua casas. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa".  
Atos 16:31-32

Com toda história que vimos nos versículos anteriores, o carcereiro a ponto de tirar a própria vida, ouve a voz de Paulo, fica inquieto por um sentimento muito grande que precisa ser preenchido, e vemos ele buscando exatamente o ponto que pode preenche-lo: “Como posso ser salvo?”.

A resposta de Paulo e Silas é muito simples para nós hoje “creia no Senhor Jesus”, isso é porque a mesma foi banalizada, virou uma simples “confissão” momentânea e da boca para fora.

Mas é algo tão profundo o que Paulo está dizendo para esse carcereiro, que é considerado loucura para muitos daquela época, era tido como impossível. Até a vinda de Cristo os gentios já eram considerados condenados, sem chance alguma de salvação, se não fosse judeu, com toda certeza seria “expulso” por eles dessa dadiva. Mas agora, com a vinda de Cristo todo esse paradigma é quebrado, agora não há mais diferença, todos são iguais, com Cristo foi provado que só Ele conseguiu vencer a Lei e a morte, fazendo assim agora os descendentes da fé.

A pergunta do carcereiro foi essa: “O que eu, um gentio, cidadão romano, que não sei nem quais são as culturas e verdades judaicas, considerado condenado, posso fazer para ter essa salvação que ouvi falar do Deus de vocês? “.

E Paulo responde: “Lembra dos boatos que surgiram cerca de um homem que foi chamado de Jesus de Nazaré? Aqueles que os judeus o crucificaram, dizendo que ele era um beberrão e curtidor, que ele fazia milagres em nome do diabo, lembra dele? A este Jesus, Deus o exaltou sobremaneira, e nEle está a salvação, a única coisa que você deve fazer é crer que Ele foi e é o que a Escritura diz, assim crendo será salvo! “.

Imagine a cabeça desse carcereiro, estava totalmente perdido, em busca de alguma esperança, ai recebe essa resposta, creia naquele homem que uns anos atrás foi crucificado como sendo blasfemador, beberrão e possesso, e você será salvo! Com toda certeza foi desesperador.

Por isso é necessário que preguemos a palavra por completa, e não somente os pontos que consolam a nossa alma, e foi isso que Paulo fez, “pregaram a palavra de Deus”, com toda certeza ele não falou somente Deus é amor, pode viver como você quiser, que se você “PRONUNCIOU Creio em Jesus” será salvo, ele expôs toda a doutrina contida na Escritura, e com entendimento , o carcereiro pôde realmente acreditar nesse Jesus.

Mas é somente por esse Jesus que temos a vida eterna, somente por esse que morreu injustamente, esse que morreu em nosso lugar, que foi feito maldito por nossos pecados, a esse Jesus, que foi perfeito, que foi Deus em forma humana, Deus o exaltou a cima dos céus e da terra, e debaixo da terra, para que todo nome confesse, Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai!

Hoje temos todas as provas na Escritura, e ainda assim não temos levado a vida dando nosso máximo por esse Jesus, que afirmamos que morreu por nós, mas o Senhor a cada dia tem nos chamado para estarmos na presença dEle, Ele requer de nós a obediência, porém se errarmos, diz a Palavra que Deus não rejeita um coração contrito, se alegre nesse Deus, busque-o de todo o coração, tente acha-lo enquanto ainda é tempo!

Examine-se e veja, se tem crido e vivido para Cristo. Se o mundo ainda te fascina, se o mundo ainda chama mais a sua atenção, clame a Deus, rogue pela Suas misericórdias, quantas vezes o mundo tira tanto o nosso foco, quantas vezes nos perdemos na caminhada por amar o mundo, como nós somos fracos, como nós temos saído do caminho estreito do Senhor, mas ainda há tempo para restauração, entregue tudo isso ao Senhor, e confie que Ele irá mudar o desejo do seu coração!


Deus te abençoe!

Lucas Chip
Equipe Jovens da Palavra 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário