domingo, 26 de fevereiro de 2017

O oleiro e o barro


“A palavra que veio do Senhor a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer.” Jeremias 18:1-4.

As rodas do oleiro tinham um eixo de madeira, com uma “cabeça de moldar” no topo, sobre a qual a argila tomava forma. Uma roda mais pesada abaixo era movida pelos pés do oleiro. Na medida em que a roda girava, o oleiro modelava a peça com o barro úmido e liso. Com certa frequência, a cerâmica parecia resistir aos esforços do oleiro em dar-lhe forma, o que o obrigava a mistura-la à massa e começar de novo o trabalho. 

Essa palavra veio a Jeremias para alertar a comunidade de Israel para que a comunidade viesse se arrepender de seus pecados, deixando ser moldados por Deus como o barro nas mãos do oleiro. Deus com sua graça nos mostra que nós podemos ser moldados por Ele como um barro sem forma nas mãos do oleiro.  A medida que o oleiro pega a massa de barro úmida e lisa para moldar com suas mãos, começa a dar uma forma ao vaso, e o primeiro lugar a começar a moldar é pela parte interna do vaso. Quando a parte interna do vaso já esta sendo moldado, o oleiro começa a dar forma externamente  ao vaso, e com suas mãos vai fazendo cada formato do vaso com cuidado. Deus quando começa sua obra em nós é para nos moldar, Deus trabalha primeiro nosso interior, moldando nossa mente, nosso caráter, nossas emoções e sentimentos. Quando Deus trabalha nosso interno, nosso exterior também começa a ser moldado. O desejo de Deus para nossas vidas é que sejamos moldados, vivendo uma vida de santificação, sendo separados da sujeira do pecado. 

Existem alguns vasos que no decorrer de quando estão sendo moldados eles se endurecem e se torna difícil manuseá-los. O oleiro não consegue dar forma por estar endurecido e quando chega a esse ponto a única solução é quebra-lo, tornando assim um novo vaso nas mãos do oleiro para dar forma. Nós às vezes também somos como um vaso endurecido nas mãos de Deus, nos tornamos secos com a presença de Deus, perdemos noção e tudo com relação a Deus se torna comum, perdemos a santidade, o pecado se torna algo comum, se tornando endurecido pelas coisas que o mundo tem a oferecer e que acabamos aceitando, tem mais prazer nas coisas da carne, sendo endurecidos pelo pecado, se distanciando de Deus, já não oramos mais, passando mais tempo em frente a televisão do que ouvindo a voz de Deus na Palavra, já não existe mais tempo para orar, o mundo tomou o seu tempo! Vasos endurecidos! Vasos endurecidos! Deus não se agrada do seu endurecimento! Deus não se agrada de retroceder Mas o meu justo viverá pela fé. E se retroceder, não me agradarei dele” Hebreus 10:38.

Deixe Deus te refazer, te moldar! Deus pode e irá fazer o que for melhor. Compreenda corretamente que a imagem do oleiro em atividade é um retrato da graça de Deus. Quando contristamos nossos corações, Deus pode regenerar e fazer novos! Não resista a vontade de Deus, Ele quer nos formar segundo Sua vontade! Quantos conceitos para mudar, deixe sua mente ser mudada, deixe ser transformado pelas mãos de Deus, comece uma vida de santificação, tenha intimidade com Deus! O preço já foi pago na cruz, Jesus morreu, mas hoje vive e através de Jesus podemos ter acesso ao Pai. E o que você tem feito com isso? Deixe ser moldado! “Por isso é que se diz: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião.” Hebreus 3:15.


Igreja de Cristo, acorde e deixe seus pecados, para de olhar para trás, deixem a incredulidade e tenha uma vida de oração, tenha uma vida na Palavra de Deus, mas viva! Não deixe se endurecer pelo pecado, santifique! Santifique! 

Deus o abençoe!

Lucas Nascimento da Silva
Equipe Jovens da Palavra 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário