terça-feira, 7 de março de 2017

O Carcereiro e o Grande Incomodo

“Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?”
Atos 16:29-30

Ainda dentro dos acontecimentos dos versículos anteriores, o carcereiro, ouvindo as palavras de Paulo:” não te faças mal, todos aqui estamos (v.28)” fica “aliviado”, porém ainda há algo que está o incomodando grandemente, parece que ele passou a se importar com uma coisa desconhecida anteriormente para ele.

Em um ato de total agradecimento e reconhecimento ele prostrou-se diante de Paulo, afinal se não fosse o apostolo o carcereiro teria tirado a própria vida.

O carcereiro agora já não mais estava se importando com sua posição social ou profissão, se eles iriam mata-lo por “perder” os prisioneiros, nos versículos anteriores vemos como ele estava a ponto de tirar a própria vida porque os presos tinham fugido, e agora ele mesmo os leva para fora, ele os liberta!

A fama de Paulo era de ser um homem de Deus, podemos ver isso em vários relatos no próprio capitulo 16 (v.17). Com certeza o carcereiro viu que ele estava preso por Cristo, ele via a diferença em Paulo, ele estava realmente impactado com a vida desse homem que renunciou tudo até mesmo a liberdade, para seguir a sua fé.

Neste ponto o carcereiro só queria saber o segredo de Paulo para tamanha certeza e confiança na vida eterna. E ele faz a maior pergunta de sua vida para Paulo e Silas: “Que devo fazer para que seja salvo? ” .

Para caminharmos nós precisamos de LUZ, assim como a primeira coisa que o carcereiro pediu, nós devemos buscar essa luz, pois só poderemos nos prostrar diante da Pessoa certa se soubermos com quem estamos, e Deus é luz, nele não há treva alguma.

Para podermos nos prostrarmos diante de Deus devemos reconhecer qual realmente é a nossa condição, devemos entender que somos pecadores, somos todos culpados e falidos, destituídos da glória.

Com isso devemos temer diante da situação atual, devemos buscar com tudo o que temos o: “como posso ser salvo? “.

Assim como o carcereiro, devemos reconhecer nossa situação, estamos nos matando! Devemos buscar uma luz (A Luz do mundo), precipitadamente (Deixar tudo, entrar em desespero) devemos tremer diante de nossa situação pecaminosa, e com a LUZ podemos chegar aos pés do Pai, pois a LUZ é o CAMINHO para o Pai. Chegando aos pés do nosso Senhor, solenemente e com temor iremos perguntar: “Senhor, que devo fazer para que seja salvo? “.

Busque a luz! Ore, leia a bíblia, e você conhecera a maneira como nós, imundos pecadores somos justificados diante de um Deus três vezes Santo! O doce amor do Pai ira penetrar em seu coração da mesma forma como os cravos foram pregados nas mãos do nosso grandiosíssimo Salvador, entregue-se a essa tão grandiosa causa de amor, assim como o carcereiro vamos esquecer todo o mundo e vamos buscar a eternidade, isso era o que estava inflamando o coração desse pobre homem! Quando ele viu que existia algo a mais que a vida material, que existia algo digno para se lutar e viver, ele com o coração desejoso da verdade pergunta: “Que devo fazer para ser salvo? ”.

Que o Senhor nos conceda esse mesmo sentimento! Que essa indignação esteja presente em nosso coração, e que o Senhor mude a direção de nossas vidas! Vivamos por Aquele que é DIGNO!


Deus o abençoe!


Lucas Chip
Equipe Jovens da Palavra 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário